A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, através da Empresa de Turismo de Pernambuco S/A (EMPETUR), vem atuando no desenvolvimento e execução de projetos e ações voltadas à acessibilidade universal. Sendo assim, com a perspectiva de oportunizar ao público com deficiência ou com mobilidade reduzida o banho de assistido, disponibiliza cadeiras de rodas anfíbias, esteiras removíveis de acesso à faixa de areia e profissionais qualificados para o auxílio no banho.

           Na perspectiva de identificar e proporcionar aos usuários locais adequados para utilização do projeto, foram estabelecidos critérios para a implantação do mesmo, como a avaliação das condições de acessibilidade, executada pela equipe de Projetos Especiais da EMPETUR, análise da dinâmica costeira, executada pelo Instituto Oceanário de Pernambuco, e análise da balneabilidade para o banho, concretizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Sempre objetivando proporcionar aos usuários do projeto a maior segurança possível no banho.

          Após as análises, em parceria com as prefeituras municipais, são implantadas rotas acessíveis que oportunizam a autonomia de acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida até os locais de funcionamento do projeto.

      Atualmente, o Praia Sem Barreiras funciona em cinco praias pernambucanas, sendo elas: Praia do Sueste, na Ilha de Fernando de Noronha; Praia da Boa Viagem, no Recife; Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca; Praia de Candeias, no Jaboatão dos Guararapes; e Praia de Tamandaré, em Tamandaré.

 

Navegue em nosso site e conheça um pouco mais sobre o universo das praias sem barreiras de Pernambuco!

Projeto

Praia Sem Barreiras

Foto Ytallo Barreto

Premiações

Empresa de Turismo de Pernambuco S/A

Av. Professor Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho

Olinda - CEP: 53110-970

Fones/Fax: (81) 3182-8000

www.setur.pe.gov.br